segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

sábado, 7 de dezembro de 2013

Dicas de Nutrição para Pacientes com Alzheimer | Portal Idosos

idosos.com.br/dicas-de-nutricao-para-o-paciente-com-alzheimer/
11/05/2012 - Como a Doença de Alzheimer ainda é muito desconhecida, há também ... manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, tangerina, uvas.
 
 
Como a Doença de Alzheimer ainda é muito desconhecida, há também um despreparo no que se diz respeito a alimentação do portador dessa demência. Dentre os fatores de risco citados para o Alzheimer estão o diabetes mellitus, as doenças vasculares, a desnutrição e a institucionalização, que estão diretamente ligados a alimentação.

Para se obter uma dieta de qualidade e o modo de se faze-lo é:



- de 4 a 6 refeições diárias, com maiores quantidades de alimentos nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e uma menor proporção nos lanches intermediários;
- alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.),

- proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e - - minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e
-gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais), diariamente;
- oferecer alimentos variados, procurar manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições;
- observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos quando iniciar os problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro).

Os alimentos devem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição, mas não significa que devem ser totalmente batidos em liquidificador;
- evitar a utilização de vários alimentos liquidificados, pois perdem o sabor e não ajudam exercitar a memória daquele alimento que foi prazeroso um dia.

Os alimentos pastosos ou liquidificados devem ser oferecidos separadamente;
- variar bem o sabor dos alimentos utilizando especiarias como a canela em pó no preparo de carnes bovinas, frangos e leguminosas; cravo, hortelã, coentro etc.;
- utilizar os sabores agridoce para aumentar a ingestão de alimentos acrescentando açúcar em pequena quantidade no preparo do alimento salgado;
- controlar a obstipação e a diarréia a partir da alimentação. No caso de diarréia abrandar toda a fibra presente em leguminosas e hortaliças a partir da cocção das mesmas. Na obstipação deve-se ingerir a maior quantidade de líquidos possível, sempre modificando o sabor a fim de facilitar a deglutição;
- evitar alimentos somente se houver alguma patologia associada, como: diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, etc., sempre com a orientação de um médico;
- monitore sempre o peso do paciente, assim será possível fazer intervenções precoces se necessário.

 



GRUPO

CATEGORIA

ALIMENTO
EnergéticosCereaisArroz, macarrão; farinhas (maisena, aveia, fubá, mandioca, tapioca).
TubérculosBatatas (inglesa, doce, baroa (ou mandioquinha), aipim, inhame.
AçúcaresMel, melado, açúcar.
LeguminosasGrão-de-bico, feijões (preto, carioca, mulatinho, branco, etc).
GordurasÓleos (azeite, soja, girassol, milho, canola) manteiga, margarina.
ProteínasCarnesBovina, aves, peixes, miúdos, leite, queijos, iogurte, ovos.
Vitaminas e MineraisFrutasAbacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, banana prata, banana d’água, caqui, figo, goiaba, kiwi, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, tangerina, uvas.
VerdurasAlface, acelga, agrião, abobrinha, almeirão, brócolis, bertalha, chicórea, couve, couve-flor, cebola, espinafre, escarola, repolho, rúcula.
LegumesAbóbora, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, jiló, pepino, palmito, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem.





REFEIÇÃO

CARDÁPIO
Café da manhã- leite com café ou chocolate: 1 xícara;
- pão francês, de fôrma (branco ou integral): ½ ou 1 unidade;
- manteiga ou geléia: somente o suficiente.
1º Lanche- Laranjada (2 ou 3 laranjas + água) ou limonada;
- 3 biscoitos cream craker.
Almoço- salada de alface + tomate + chuchu;
- kibe de forno com hortelã: um pedaço pequeno;
- arroz (2 colheres de sopa): branco ou integral;
- feijão: 1 colher;
- cenoura refogada com salsa picadinha;
- sobremesa: gelatina ou fruta.
2º Lanche- leite batido com banana + 2 colheres de chá de melado.
Jantar- sopa de legumes com massinha ou canja;
- sobremesa: maçã assada com mel e canela.
3º Lanche- mingau de aveia com canela.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alimentos que previnem doenças

Damasco
 

O damasqueiro é uma árvore que atinge de 3 a 10 m (Prunus armeniaca), da família das rosáceas, de folhas cordiformes ou ovadas, serreadas e com o pecíolo vermelho, flores solitárias ou geminadas, róseas ou brancas, e drupas subglobosas, com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas, com polpa carnosa e sucosa. É conhecida no Norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, pricipalmente devido à sua madeira dura e pelos frutos, o damasco (também chamado de abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche), comestíveis ao natural e internacionalmente consumidos como passas e em doces.O damasco é uma fruta, rica em fibras e com baixa caloria além de ser fonte de ferro, potássio, vitamina A, betacaroteno. Estudos realizados na Suécia sugere que o damasco tem ação na prevenção do mal de Alzheimer. Damasco, também conhecido como abricó é o fruto do damasqueiro. Pode ser encontrado fresco ou seco. Na sua forma seca é muito utilizado para se fazer geléia.Essa fruta apresenta inúmeras vantagens. Além de muito saborosa, fácil digestão, é rica em fibras e pobre em calorias, quase não tem gordura e é altamente nutritiva. Elas podem ser consumidas frescas ou secas. Considerando-se grama por grama, o damasco seco é bem mais nutritivo do que a fruta fresca ou em conserva. Frutas secas como o damasco contém apenas 32% de água em comparação com 85% da fruta fresca. Por serem uma boa fonte de energia, eles são excelentes e práticos para consumir no lanche, em intervalos, em viagens, antes e depois da atividade física. Muito rico em vitamina A, apenas 10 unidades de damasco seco, cerca de 1 xícara, chega a fornecer 25% da recomendação desta vitamina, na forma de beta caroteno. Este nutriente, quando consumido através dos alimentos, é um poderoso ANTIOXIDANTE, substância que protege contra o desgaste celular que ocorre quando o corpo usa oxigênio. Dessa forma, eles podem prevenir o envelhecimento, e também o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, de doenças coronarianas e outras que estejam relacionadas a este processo de desgaste celular. São também ricas em ferro e potássio, o qual é extremamente importante para o funcionamento de nervos e músculos, facilitando a manutenção de uma pressão arterial normal e dos fluidos corporais.Com todas essas qualidades, o damasco é eleito como uma das frutas ideais para atletas e esportistas, que podem consumi-la sem medo. Rico em betacaroteno, pode auxiliar na hipertensão arterial, rico em fibras solúveis pode diminuir o colesterol e a glicemia, eficaz contra a anemia.Nutrientes (por 50g de damasco seco)- Calorias – 94, Carotenos-323mcg, Fibras-3,9g, Ferro-2mg, Potássio-940mg.
CREDIDIO, E. V., "Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica" - Editora Ottoni - Itu, SP, 4º Edição - 2008.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alzheimer e a alimentação

Exercícios na terceira idade, somado a uma alimentação mediterrânea rica em peixe, legumes e cereais, reduz risco de demência.

O risco de Alzheimer diminui muito quando a prática de exercícios é associada a uma alimentação saudável. Segundo a revista oficial da Associação Médica Americana, uma dieta mediterrânea, rica em frutas, legumes, cereais e peixe evita a demência.

Quando se levou em conta apenas a prática moderada de exercícios físicos, esse hábito diminuiu entre 29% e 41% esse risco. Uma atividade mais intensa reduz em 37% a 50%, de acordo com a pesquisa realizada em 1.880 indivíduos, de 1992 a 2006.

Equipe Bem Star


Mais Artigos