domingo, 25 de dezembro de 2011

domingo, 30 de outubro de 2011

Àgua de coco traz diversos benefícios à saúde


Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa



Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades. 
A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.
Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. 
Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer. 
Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. 
Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!

Super saúde! 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A alimentação pode auxiliar no tratamento de Alzheimer?


aumentar fonte diminuir fonte imprimir
http://www.sxc.hu - 29/01/2010
Pesquisas e estudos internacionais estão relacionando a qualidade da alimentação em relação à prevenção do mal de Alzheimer. Nessas experiências, indica-se que o consumo de uma dieta rica em frutas, vegetais, legumes, cereais, nozes, peixe, poucos laticínios e carnes sem gordura, por exemplo, diminuem o risco de aparecimento da doença.

Depois de uma análise estatística, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em gorduras do tipo omega-3, omega-6, folato e vitamina E, mas com um baixo teor em gordura saturada e vitamina B12, foi fortemente associada a um risco menor de desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Ainda em processo de continuidade, as pesquisas ainda causam conflitos e dúvidas quanto à imprecisão da medida de uso dos alimentos benéficos, mas a famosa dieta do Mediterrâneo é cotada com uma forma de alimentação preventiva ao Alzheimer. Outros estudos também acreditam que o consumo de café entre pessoas de meia idade possa reduzir os riscos de desenvolver o Alzheimer e outras demências na velhice.

E ainda, pesquisas desenvolvem estatísticas relacionadas ao consumo de vitamina E. Cientistas estudam que os portadores de Alzheimer que ingerem vitamina E aparentemente vivem mais do que aqueles que têm a doença e não fazem uso do suplemento. Além do adiamento da progressão da doença, os estudos convergem para a constatação do aumento da sobrevivência dos portadores.
http://www.google.com.br/search?q=alzheimer%20%26%20alimenta%C3%A7%C3%A3o&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&source=hp&channel=np

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dieta mediterrânea associada a exercícios afasta Alzheimer

Atividade física é o diferencial mesmo quando a alimentação é saudável. 

Uma alimentação rica em peixes, azeite de oliva, nozes e legumes combinada com a prática regular de exercícios físicos é ideal para manter o cérebro afiado.

A atualização de uma pesquisa, realizada pela Columbia University Medical Center (EUA), apontou que associar a dieta mediterrânea e ter uma vida ativa afastam o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer e outras doenças cognitivas.

O estudo avaliou mais de 1.400 homens e mulheres, residentes na França, e constatou que o risco de Alzheimer caía para 61% a 67% quanto mais a dieta se aproximava à mediterrânea.

Na pesquisa anterior, de 2006, esse índice era de 40%.

Os pesquisadores atribuem a diferença positiva ao fato de os participantes da última versão serem fisicamente mais ativos.

Os exercícios físicos, portanto, são um diferencial para manter a memória em dia.

Rica em gordura monoinsaturada, a dieta mediterrânea já era conhecida por seus benefícios ao coração.

Os principais participantes dos pratos são as gorduras protetoras, que agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares , diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.

Alguns dos seus efeitos é aumentar o nível de colesterol bom (HDL) e diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) do sangue, além de evitar a obstrução das artérias.

Conheça as principais características da dieta mediterrânea: 

Tem baixo consumo de carne vermelha

É rica em vegetais, frutas, cereais e nozes

Tem alto consumo de peixes

Permite o consumo moderado de vinho

Usa o azeite de oliva como fonte de gordura saudável

Fonte: Minha Vida

sábado, 14 de maio de 2011

Nutricionista fala sobre alimentação para mulher que amamenta (Postado por Erick Oliveira)

Na 2ª coluna de nutrição especial para o mês das mães, a nutricionista Karin Honorato fala sobre a alimentação durante o período de amamentação. Veja o vídeo ao lado.
Segundo a especialista, é essencial que a mãe tenha uma alimentação saúdável, variada e bem dosada.
karin Honorato destaca que o leite materno aumenta a imunidade do bebê, previne doenças crônicas, diminui alergias e problemas respiratórios.  A nutricionista diz ainda que a amamentação tranquiliza a criança.
Karin também fala sobre as vantagens para a mulher que amamenta. Ela cita a perda de calorias extras e diz que, por isso, a mulher não deve fazer dietas nesse período.
A  nutricionista esclarece crenças populares em torno da produção de leite materno. Diz que a canjica é um bom alimento, mas que é preciso ter cuidado com excesso de açúcar. A cerveja preta, segundo ela, está totalmente descartada porque o álcool deve ser evitado. A canja de galinha é ideal, segundo a nutricionista,  por ser um alimento forte e rico.
A especialista dá dicas para uma boa  alimentação. Veja o vídeo ao lado.
- No almoço, prepare uma refeição com arroz integral, feijão, carne magra e  legumes não muito cozidos para não perder nutrientes.
- Beterraba crua ajuda na reposição de  ferro
- A  salada deve ter verduras escuras em abundância
A nutricoinista lembra que a mãe deve se  alimentar em intervalos certos e de, no máximo, 3 horas. Ela sugere lanches com frutas variadas, mas ressalva que é preciso tomar cuidado com as frutas cítricas porque nem todos os bebês se dão bem com elas. Passas, amêndoas e farinha de linhaça também são interessantes, segundo Karin Honorato.
Karin fala sobre alimentos que podem aumentar as cólicas dos bebês:  leites e derivados, chocolate, cafeína, excesso de açúcar e gordura ou alimentos alérgicos para os pais e irmãos. Ela sugere suspender esses itens, alternadamente, por cerca de 10 dias, até identificar o que está provocando a cólica na criança.
E reforça: hidratação é fundamental para a produçao de leite materno. Beba muita água e sucos naturais variados, com frutas e hortaliças, diz a nutricionista.

sábado, 7 de maio de 2011

Oleaginosas diminuem risco de Mal de Alzheimer, diz estudo

14 abril, 2010 @ li_ecsSem Comentários
Frutas e legumes podem diminuir os riscos de Alzheimer diz o estudo
Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.
O pesquisador Yian Gu e seus colegas do Medical Centre da Columbia University, em Nova York, Estados Unidos, analisaram as dietas de 2.148 adultos em idade de se aposentar vivendo em Nova York.
Durante os quatro anos de duração do estudo, 253 dos adultos do grupo desenvolveram o Mal de Alzheimer.
Quando os pesquisadores estudaram em detalhe as dietas de todos os participantes no estudo, perceberam um padrão.
Adultos cujas dietas incluíam mais frutos oleaginosos, peixe, aves, frutas e verduras e menos laticínios gordurosos, carne vermelha e manteiga apresentaram muito menos chances de sofrer de demência.
Influência
Os pesquisadores acreditam que o segredo esteja nos diferentes níveis de nutrientes específicos que essa combinação de alimentos oferece.
Por exemplo, dietas ricas em ácidos graxos (como Ômega 3), vitamina E e folatos (como o ácido fólico), mas pobres em gorduras saturadas, parecem ser as melhores.
Há muito se suspeita de que nutrientes podem influenciar os riscos de demência.
Os folatos reduzem os níveis do aminoácido homocisteína (que foi associado, em estudos anteriores, ao Mal de Alzheimer) na circulação sanguínea.
Da mesma maneira, a vitamina E pode oferecer proteção devido ao seu forte efeito antioxidante.
Por outro lado, ácidos graxos saturados e monoinsaturados podem aumentar os riscos de demência ao encorajar a formação de coágulos no sangue, dizem os pesquisadores.
Comentando o estudo, Rebecca Wood, diretora-executiva do Alzheimer’s Research Trust, disse: “Entender a conexão entre dieta e os riscos de demência pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como o Mal de Alzheimer em algumas pessoas”.
“Adaptar nosso estilo de vida à medida em que ficamos mais velhos – fazendo exercícios regularmente, prestando atenção à nossa dieta e mantendo uma vida social ativa – pode reduzir os riscos de demência”.
“Mas infelizmente”, acrescentou Wood, “não há dieta ou estilo de vida que elimine esses riscos por completo”.

Na opinião da especialista, com 35 milhões de pessoas sofrendo de demência no mundo hoje, é importante que as pesquisas sejam direcionadas para a criação de novos tratamentos.

Fonte: BBC Brasil
Notícias Relacionadas:
  1. Aspirina diária reduz risco de morte por câncer, diz estudo
  2. Coquetel de vitamina B pode ‘retardar’ Alzheimer, diz estudo
  3. Chocolate amargo reduz risco de ataques cardíacos, diz estudo
  4. Café após almoço diminui risco de diabetes em mulheres, diz estudo
  5. Sexo precoce aumenta risco de câncer do colo do útero, diz estudo

quarta-feira, 9 de março de 2011

Couve pode prevenir doenças como Mal de Alzheimer

A verdura pode também prevenir osteoporose e faz bem para o cérebro.

ode não ser a verdura mais deliciosa do mundo, mas depois de ver esta reportagem tenho certeza que muita gente vai passar a comer o alimento que previne a osteoporose e até o Alzheimer.

Essas folhas são poderosas.

"Ela é rica em cálcio, o cálcio é legal para quem tem problema de osteoporose e também prevenção de osteoporose.

No caso do ferro é legal também pro tratamento e também prevenção de anemia. Outro benefício também a B12 é importante na prevenção também de Alzheimer. Além de ter também vitamina C, que previne resfriado, melhora a imunidade", diz Hérica de Orlandis, nutricionista.
E exigem uma quantidade certa no preparo.

"Se a pessoa tomar um copo de suco fazendo com três folhas ao dia já é interessante, ou se ela tentar comer umas quatro colheres de sopa dela picada ou refolgada já é uma quantidade boa", conta a nutricionista.

O ideal é comer crua pra manter todos os nutrientes, mas se for refogar, 30 segundos no fogo já bastam. E tem mais a couve faz bem para quem se exercita. Ela auxilia na formação de novos músculos. Tanto faz comer antes ou depois da malhação.

Comer couve também faz bem para o cérebro. Ela tem nutrientes que ajudam a memória e o desenvolvimento intelectual.

Uma ótima notícia para estudantes. Principalmente para aquelas crianças que estão se alfabetizando. Começando o aprendizado..

E há boas maneiras de colocar essa verdura no cardápio. O suco de couve com maçã, cenoura e laranja é uma delas. Uma combinação perfeita.

“O ferro combina muito bem com vitamina C, aí já fica legal o suco. Uma couve que é rica em ferro e tem vitamina C a gente coloca uma laranja, uma acerola um limão, rico em Vitamina C”, explica Hérica.

“Elas não se adaptaram comer a couve então eu comecei a fazer o suco e elas gostaram e hoje elas comem a couve sem problema”, explica Andrezza Santos, professora.

ESFIHA DE COUVE
Ingredientes:
Massa
- 1 1/2 colher (sopa) de fermento biológico - R$ 0,17
- 2 colheres (sopa) de açúcar - R$ 0,03
- 1 xícara (chá) de água morna
- 5 colheres (sopa) de óleo - R$ 0,03
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo - R$ 0,30
- 1 gema - R$ 0,09
Recheio
- 1 1/2 xícara (chá) de cebola picada - R$ 0,08
- 3 dentes de alho amassados - R$ 0,05
- 3 colheres (sopa) de azeite - R$ 0,07
- 3 xícaras (chá) de folhas de couve picadas
- 12 azeitonas verdes picadas - R$ 0,02
- 1/2 tablete de caldo de carne - R$ 0,07

Modo de Preparo:
Massa
Dissolva o fermento no açúcar e junte a água morna, o óleo e o sal. Coloque a farinha numa vasilha, acrescente o fermento já dissolvido e misture. Amasse até soltar das mãos. Sove bem. Cubra e deixe dobrar de volume. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio.
Recheio
Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite, coloque as folhas de couve, o caldo de carne, e deixe cozinhar. Por último, acrescente as azeitonas picadas, misture e retire do fogo. Reserve.
Montagem
Abra a massa com o rolo e corte em círculos de 15 cm, aproximadamente. Coloque o recheio e feche as esfihas em forma de triângulo. Leve para uma assadeira untada e enfarinhada, pincele com a gema batida e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.
 

SUCO DE COUVE (PARA UMA PESSOA)
Ingredientes:

- 2 folhas grandes de couve (ou 3 pequenas)
- 1/2 cenoura
- 1/2 maçã
- 1 laranja
- 100 ml de água
- duas pedras de gelo

- modo de preparo:
- bata tudo no liquidificador, coe e beba logo em seguida

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gafe em novela da Globo reacende debate sobre mudança do nome de Mato Grosso do Sul

 
Vinícius Squinelo



Mais uma confusão envolvendo os nomes dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso causam revolta na população do estado de MS. No capítulo da última sexta-feira (21) da novela Insensato Coração, um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a mais importante riqueza turística da região, ficaria no Mato Grosso.
A Fundação de Turismo do Estado enviou uma carta a Gilberto Braga, autor da novela da Rede Globo, pedindo “possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não no Mato Grosso como deu a entender no diálogo”.
Não é a primeira vez que o autor Gilberto Braga troca as bolas com MT e MS. Em 2004, durante a novela Celebridade, a personagem de Malu Mader também iria para “Bonito, Mato Grosso”.
Ainda segundo a carta, assinada pela diretora-presidente de Turismo Nilde Brun, “essa informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar a cidade de Bonito no Estado de Mato Grosso.”
Infelizmente, essa troca entre MS e MT não é incomum. Além de novelas, telejornais e até mesmo o então presidenciável José Serra (PSDB), durante campanha eleitoral de 2010, acabam se enganando com a geografia nacional. Porém essa confusão não fica só na revolta do sul-mato-grossense, o estado acaba também por perder dinheiro.
Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de MS), acredita que um novo nome traria maiores investimentos para o estado.
“O turismo e todo setor econômico sofre com a constante confusão entre os dois estados. Se MS trocar de nome, teríamos como melhorias uma maior visibilidade, identidade”, afirmou Longen.
O representante ainda ressaltou que a indústria seria uma das maiores beneficiadas, e que todos os setores de produção ganhariam com a mudança.

Plebiscito
O deputado estadual Antônio Arroyo (PR) apresentou, no início de 2010, um Projeto de Lei estabelecendo as regras e normas para se fazer um plebiscito em Mato Grosso do Sul.
“Primeiro precisamos estabelecer as normas para realizar esse tipo de votação, para depois termos, provavelmente junto com uma eleição, o plebiscito que irá ver se a população quer ou não a mudança do nome do Estado”, afirmou o deputado.
Ainda segundo Arroyo, o projeto recebeu certa resistência ano passado. Porém o parlamentar garantiu que irá conversar com os novos e antigos deputados para aprovar a proposta.
Bom Blog Tour
Aquário natural, uma das riquezas naturais da cidade de Bonito, qie fica em Mato Grosso do Sul

O nome indicado por Arroyo, que é amplamente a favor da mudança, é Estado do Pantanal. A sigla era outro grande problema de propostas anteriores. Algumas autoridades queriam que fosse PT. Porém, essa nomenclatura poderia se associar ao Partido dos Trabalhadores.

“A sigla tem que ser PN, porque PA já é Pará, então a próxima letra é o N e não o T”, afirmou Arroyo.