Alguém já disse que “a memória de um povo é fundamental para a criação e recriação de sua identidade, valores e auto-estima”.
Em Aquidauana um grupo indígena está fazendo isto, através de uma iniciativa comum à algumas comunidades brasileiras , que são as Rodas de Prosa.
Será na Aldeia Ipegue, a partir das 08h30 deste sábado (20) na Igreja Evangélica Filadélfia.
Durante grande parte do dia o grupo estará reunido para “contar e ouvir experiências de um passado que explica o presente”, conforme lembra Evanisa Mariano da Silva, presidente do Movimento Social de Mulheres Indígenas. A iniciativa conta com participação exclusiva de anciãos e anciãs.
Grande incentivador do resgate das tradições do povo terena da região, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), vê o projeto “Roda de Prosa” como absolutamente essencial. “Nossa intenção é resgatar ao máximo os detalhes de sua história. A tradição oral, passada de geração a geração, através das rodas de prosa, tem um grande peso neste processo de reconstituição”, diz.
O prefeito Fauzi lembra que a Gerencia de Educação está empenhada na elaboração de material didático para ser inserido na educação do município como um todo. Atualmente nas escolas indígenas, Linguagem e Arte e Cultura terena estão inseridas nos conteúdos programáticos. Segundo o professor Arcenio Francisco Dias, do setor indígena da GEMED, iniciativas como a “Roda de Prosa” contribuem para o enriquecimento do material em fase de produção.
Agência de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário