quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alimentos que previnem doenças

Damasco
 

O damasqueiro é uma árvore que atinge de 3 a 10 m (Prunus armeniaca), da família das rosáceas, de folhas cordiformes ou ovadas, serreadas e com o pecíolo vermelho, flores solitárias ou geminadas, róseas ou brancas, e drupas subglobosas, com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas, com polpa carnosa e sucosa. É conhecida no Norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, pricipalmente devido à sua madeira dura e pelos frutos, o damasco (também chamado de abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche), comestíveis ao natural e internacionalmente consumidos como passas e em doces.O damasco é uma fruta, rica em fibras e com baixa caloria além de ser fonte de ferro, potássio, vitamina A, betacaroteno. Estudos realizados na Suécia sugere que o damasco tem ação na prevenção do mal de Alzheimer. Damasco, também conhecido como abricó é o fruto do damasqueiro. Pode ser encontrado fresco ou seco. Na sua forma seca é muito utilizado para se fazer geléia.Essa fruta apresenta inúmeras vantagens. Além de muito saborosa, fácil digestão, é rica em fibras e pobre em calorias, quase não tem gordura e é altamente nutritiva. Elas podem ser consumidas frescas ou secas. Considerando-se grama por grama, o damasco seco é bem mais nutritivo do que a fruta fresca ou em conserva. Frutas secas como o damasco contém apenas 32% de água em comparação com 85% da fruta fresca. Por serem uma boa fonte de energia, eles são excelentes e práticos para consumir no lanche, em intervalos, em viagens, antes e depois da atividade física. Muito rico em vitamina A, apenas 10 unidades de damasco seco, cerca de 1 xícara, chega a fornecer 25% da recomendação desta vitamina, na forma de beta caroteno. Este nutriente, quando consumido através dos alimentos, é um poderoso ANTIOXIDANTE, substância que protege contra o desgaste celular que ocorre quando o corpo usa oxigênio. Dessa forma, eles podem prevenir o envelhecimento, e também o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, de doenças coronarianas e outras que estejam relacionadas a este processo de desgaste celular. São também ricas em ferro e potássio, o qual é extremamente importante para o funcionamento de nervos e músculos, facilitando a manutenção de uma pressão arterial normal e dos fluidos corporais.Com todas essas qualidades, o damasco é eleito como uma das frutas ideais para atletas e esportistas, que podem consumi-la sem medo. Rico em betacaroteno, pode auxiliar na hipertensão arterial, rico em fibras solúveis pode diminuir o colesterol e a glicemia, eficaz contra a anemia.Nutrientes (por 50g de damasco seco)- Calorias – 94, Carotenos-323mcg, Fibras-3,9g, Ferro-2mg, Potássio-940mg.
CREDIDIO, E. V., "Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica" - Editora Ottoni - Itu, SP, 4º Edição - 2008.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alzheimer e a alimentação

Exercícios na terceira idade, somado a uma alimentação mediterrânea rica em peixe, legumes e cereais, reduz risco de demência.

O risco de Alzheimer diminui muito quando a prática de exercícios é associada a uma alimentação saudável. Segundo a revista oficial da Associação Médica Americana, uma dieta mediterrânea, rica em frutas, legumes, cereais e peixe evita a demência.

Quando se levou em conta apenas a prática moderada de exercícios físicos, esse hábito diminuiu entre 29% e 41% esse risco. Uma atividade mais intensa reduz em 37% a 50%, de acordo com a pesquisa realizada em 1.880 indivíduos, de 1992 a 2006.

Equipe Bem Star


Mais Artigos